28 de fev. de 2011

O que é o ERESS?


O que é o ERESS?
(Encontro Regional de Estudantes em Serviço Social)

O XXXIV Encontro Regional de Estudantes em Serviço Social que será realizado entre os dias 21 a 24 de Abril de 2011 na Universidade Estadual do Ceará (UECE), traz como tema: “É urgente que as pessoas não se escondam por detrás das outras pessoas, das idéias das outras pessoas, dos muros espessos do medo.” (Manuela Amaral).
O encontro irá reunir os estudantes de Serviço Social para a discussão em torno de cinco eixos do Movimento Estudantil de Serviço Social que são eles: cultura, conjuntura, formação profissional, movimento estudantil e universidade, bem como discussões que serão realizadas em oficinas ministradas durante o encontro.
A proposta do encontro é fortalecer o movimento estudantil desses estados (Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba). Hoje passamos por refluxos dos movimentos sociais, e dentro do movimento estudantil de serviço social (MESS) isso não é diferente.
Contudo compreendemos a importância do MESS dentro da formação profissional do serviço social, já que o corte do curso perpassa por um projeto societário. E estar dentro e compreender a realidade política é ser capaz de compreender a qual projeto ético político que o serviço social se pauta. Trazer a discussão do curso e da profissão para esses debates não é só uma forma de fortalecimento, mas também uma forma de se valorizar o curso de serviço social, dos graduandos, profissionais e a sociedade, de serem capazes de entender a importância do profissional de serviço social. De serem capazes de entender que o serviço social é historicamente um curso combativo, de luta, com corte reflexivo e crítico com basamentos teórico metodológico marxista.

Programação do 34º ERESS

Local: UECE – Fortaleza/CE
Data: 21, 22, 23 e 24 de abril de 2011

* Esta programação está sujeita a alterações

Mesa de Conjuntura

Mesa: As lutas sociais na América Latina

Eixo 1: O significado das lutas antiimperialistas e anticapitalistas no continente latino-americano para luta de classes: projetos societários e conquistas obtidas.
Eixo 2: A contribuição do MST para a organização das e dos lutadores/as sociais na América Latina.

Mesa de Universidade

Mesa: “E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence” Brecht

Eixo 1: A face privada da educação superior na contemporaneidade.
Eixo 2: Os desafios dos estudantes de Serviço Social nas Instituições privadas.
Eixo 3: Caminhos e perspectivas para a construção de  um projeto de Universidade Popular.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL
MESA: Desafios contemporâneos colocados à formação profissional e suas implicações para a efetivação do PEP.

Eixo 1: A reintrodução de perspectivas conservadoras e a teoria social crítica ou marxista na formação de futuros assistentes sociais.
Eixo 2: Os impactos sofridos na formação acadêmica pela proliferação desenfreada das instituições de ensino superior.
Eixo 3: Respostas de enfrentamento à precarização do ensino e reafirmação do Projeto ético-político.

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Mesa: A necessidade orgânica de se reinventar.

Eixo 1: Concepção do ME em si e do que buscar para si.
Eixo 2: Tática no Movimento Estudantil e seu horizonte estratégico.
Eixo 3: Análise das tendências no MESS e suas contribuições para nossa organização e mudanças recentes ocorridas na Executiva Nacional dos/as Estudantes de Serviço Social.

Opressões

Tema: “Vou assistir um espetáculo humano, a confecções de bandeiras iguais, para seres que parecem diferentes” (Solano Trindade)

Eixo 1: A relação entre propriedade privada e as opressões.
Eixo 2:
Classe, gênero, raça-etnia e diversidade sexual e suas inter-relações no modo de produção do capital.
Eixo 3: A relação entre opressões e a liberdade enquanto valor ético central.

OFICINAS:

ANARQUISMO E EXPERIENCIAS AUTO-GESTIONÁRIAS
QUESTÃO URBANA E FUNDIARIA NO BRASIL
SAUDE MENTAL
SEXUALIDADE E ORIENTACAO SEXUAL PARA ADOLESCENTES
JUSTICA E RACISMO AMBIENTAL
TERCEIRO SETOR
STENCIL E GRAFFITI
NOVA LEI DE ADOCAO
ACESSIBILIDADE
SISTEMA PRISIONAL E A VIOLACAO DOS DIREITOS HUMANOS

25 de fev. de 2011

Katiuscia Canoro - Assistente Social

Uma dica de como um(a) Assistênte Social NÃO DEVE SE COMPORTAR, mas essa infelizmente é a visão da maioria das pessas em relação aos profissionais. MAIS QUE É ENGRAÇADO, ISSO É (RISOS...)

MAIS UMA CONQUISTA DO CASS PARA @S ESTUDANTES - ESTÁGIO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA

Olá pessoas queridas!!

O Centro Acadêmico de Serviço Social promoveu nesta quarta-feira (23.02.11) uma reunião, onde estavam presentes as representantes do Centro Acadêmico Beth e Mirna, a coordenadora do Curso Flaubênia Girão e a Professora e coordenadora de estágio na FAC Mônica Duarte, juntamente com representantes da Prefeitura Municipal de Fortaleza (SAM) Secretário Valmick, afim de discutirem sobre os estágios para @s estudantes do 5º período da FAC.
Devido informações desencontradas não estava acontecendo a inserção d@s estudantes no campo de estágio na Prefeitura Municipal de Fortaleza, onde se tem o maior campo de realização dessa atividade.
Na reunião houve os esclarecimento quanto a documentação entre outros, ficando acordado que depois de alguns dias que forem entregue a documentação @s estudantes poderão sim participar de seleção dos estágios obrigatórios e não obrigatórios oferecidos pela Prefeitura de Municipal de Fortaleza.

É ISSO AÍ GALERAAA o/

23 de fev. de 2011

MESS - Movimento Estudantil de Serviço Social


 

Movimento Estudantil

Movimento Estudantil é um movimento social constituído por estudantes, sendo dividido por áreas (Serviço Social, Arquitetura, Comunicação, etc.) e também por graus de formação (secundaristas e universitários). Portanto, assim como todos os movimentos sociais, trabalha na perspectiva de resistência as expressões da questão social. Nós, estudantes de Serviço Social, por entendermos a necessidade da inserção nos movimentos de resistência, nos organizamos para construir coletivamente o enfrentamento as desigualdades, nos utilizando deste espaço de luta para materializar o projeto ético-político, que significa atuar na sociedade frente à disputa de interesses e projetos societários.

Como se organiza o MESS?

Nossa entidade representativa nacional é a ENESSO - Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social - que se articula com a base, ou seja, o coletivo de estudantes, através dos seus Coordenadores Regionais. As regiões estão divididas pelo número de Unidades de Ensino da seguinte forma: Região I = MA, PA, PI, AC, AM, RO, RR, AP; Região II = CE, PE, RN, PB; Região III = AL, SE, BA; Região IV = GO, DF, TO, MS, MT; Região V = RJ, MG, ES; Região VI = PR, SC, RS; Região VII = SP. Os Coordenadores Regionais irão realizar seu trabalho juntos aos Centros ou Diretórios Acadêmicos - C.A.'s e D.A.'s. Os estudantes também estão representados na ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - através das Representações Discentes Nacional e Regional. Essas Representações Discentes se articulam com a ENESSO e com os Coordenadores Regionais. Isso significa que existe uma parceria entre o movimento estudantil e a categoria, bem como um trabalho conjunto na base que visa mobilizar e fortalecer o movimento para uma atuação mais crítica nas instâncias de deliberação e formação. Veja como isso se apresenta no cronograma a seguir:


Como se dá a representação na ABEPSS?

A ABEPSS – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social é uma entidade representativa da profissão e possui um significado histórico para a categoria, sendo uma das responsáveis pela construção das diretrizes curriculares e por fomentar o debate e trazer à discussão temas referentes à formação profissional. É formada por uma Coordenação Nacional e 6 Regionais (norte, nordeste, centro-oeste, sul I, sul II e leste), na qual são organizadas por representantes docentes e discentes, eleitos a cada 2 anos no ENPESS – Encontro Nacional de Pesquisadores de Serviço Social. Sem fins lucrativos, a ABEPSS é mantida pela venda de revistas Temporalis (organizada e editada pela ABEPSS) e pelas anuidades de filiações.

Como eu posso estar participando do Movimento Estudantil?

Procure o Centro ou Diretório Acadêmico da sua Faculdade, e se caso ele não existir você pode solicitar ao DCE da sua Universidade as orientações para abertura, ou então procurar em outras Universidades o C.A/D.A de seu curso para ter maiores informações de como ele se organiza. O C.A/D.A tem a função de viabilizar os espaços de formação e deliberação para que os estudantes sejam de forma legitima representados em todas as questões que surjam, sejam elas internas do curso e da Universidade, ou de questões mais amplas do cenário político, econômico, etc. Participar das reuniões e Assembléias é um espaço privilegiado para o entendimento e construção deste movimento, sendo no serviço social as discussões pautadas através dos 6 eixos do movimento estudantil: Conjuntura, Universidade, Formação profissional, Movimento Estudantil, Cultura e Opressões. Essas primeiras discussões e deliberações servirão de fundamentação para a atuação dos estudantes nos fóruns de discussão, ou seja, nos encontros de estudantes e com a categoria profissional.

No MESS temos os seguintes encontros:

* CORESS e CONESS - Conselho Regional ou Nacional de Entidades de Serviço Social - tem caráter deliberativo de organização do ERESS e de propiciar uma articulação entre os C.A/D.A de cada região;

* ERESS - Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social - são discutidos os temas relevantes para o movimento estudantil de serviço social que foram deliberados no CORESS e também decide onde serão os próximos encontros de nível regional e tem o espaço para que os interessados em assumir as Coordenações Regionais da ENESSO possam se colocar, embora somente sejam votados no Encontro Nacional;

* SRFPMESS e SNFPMESS - Seminário Regional ou Nacional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social - não tem caráter deliberativo, acontecem palestras, debates, apresentação de trabalhos dos estudantes e oficinas, acontecem intercalados, ou seja, em um ano temos o Regional e no próximo o Nacional e assim por diante;

*ENESS - Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social - contempla as discussões dos 6 eixos do movimento estudantil, onde após cada mesa acontecerão os Grupos de Discussão - GD - com um pequenos grupos de estudantes de diferentes regiões, pautando o eixo abordado. Essas discussões resultarão em um documento contendo as deliberações de cada grupo, a serem sistematizadas pela Comissão Organizadora do Encontro e apresentadas na Plenária Final para votação. Essas deliberações contem posicionamento, princípios e diretrizes a serem seguidas pelos representantes nacionais e regionais, bem como pelos C.A's/D.A's. A próxima gestão e os encontros nacionais serão votados nesta plenária também.


Afinal de contas que discussões são essas?

As discussões acontecem a partir dos 6 eixos, alguns exemplos são:
Conjuntura - articulações latino-americanas, cenário político e social;
Universidade - reforma universitária (ENADE, ensino a distância, PROUNI, etc.), , financiamento e assistência estudantil;
Formação Profissional - diretrizes curriculares, política de estágio, reforma da previdência, etc.
Movimento Estudantil – reorganização e enfretamentos, articulações com movimentos sociais,;
Cultura – fazer profissional, Hegemonia, cultura popular;
Opressões - gênero, raça, etnia etc..
Representativa e Organizativa do MESS


Onde posso procurar mais informações?

Solicitando cadastro nas listas de discussão do movimento estudantil:
* executivamess-subscribe@yahoogrupos.com.br – Nacional
* executivamess@yahoogrupos.com.br - Nacional
* enessor2@googlegroups.com>,
Acessando sites do movimento estudantil e da categoria:
* www.cfess.org.br - Conselho Federal de Serviço Social
* www.cress-ce.org.br/ - Conselho Regional de Serviço Social - Maranhão
* www.abepss.org.br - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social

21 de fev. de 2011

Trote Social - Ocupação: Raízes da Praia

No dia 17.02.2011 @s Alun@s das turmas 011 e 012 (2011.1) da FAC participaram do trote social promovido pelo Centro Acadêmico de S.S, este momento foi pensado para recepcionar @s nov@s calouros.

Na visita a ocupação, a turma foi recebida por moradores, onde houve uma conversa acerca da comunidade, dificuldades e conquistas obtidas pelas famílias.